quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ENTREVISTA ATÓMICA


Paulo Teixeira Correia, Licenciado em Educação Física e Desporto, está à 3 anos nos Atómicos e aos 29 anos é treinador dos dois escalões de formação (iniciados e juniores) e jogador da equipa sénior


"...não basta querer ser atómico, é preciso senti-lo!"









Atómicos - COMO TE TORNAS-TE MEMBRO DA FAMILIA ATÓMICA?

Paulo Correia - À três anos atrás deixei Vila Real, a minha terra natal e vim viver para Águeda. Como sempre pratiquei desporto, principalmente futebol e futsal, pensei que seria uma boa maneira de conhecer pessoas diferentes mas com o gosto comum pelo desporto e principalmente pelo futsal.

Caí quase de "pára-quedas" nos Atómicos, mas encontrei neste clube pessoas que me acolheram com carinho e amizade, uma das características mais marcantes desta minha ainda curta passagem pelos Atómicos.

Atómicos - TREINADOR DOS DOIS ESCALÕES DE FORMAÇÃO E JOGADOR DA EQUIPA SÉNIOR, CONSEGUES CONCILIAR TODAS ESTAS FUNÇÕES?

Paulo Correia - Não é nada fácil conciliar o tempo para poder tratar igualmente todos os escalões, mas a direcção acredita nas minhas capacidades técnicas para gerir, primeiro o escalão de iniciados e mais recentemente acumulando também o escalão de juniores. Como atleta acabo por ter a vida mais facilitada, já que não tenho de me preocupar em planear treinos, mas a realidade é que os dois escalões dos quais sou treinador, envolvem o planeamento de treinos, gestão de adolescentes e mentalidades, entre outros aspectos do treino. Não estar sozinho nos dois escalões ajuda a esta conciliação, principalmente porque a ajuda do treinador José Correia em ambos os escalões, acaba por ser preciosa.

Atómicos - QUAL A FUNÇÃO QUE PREFERES? TREINADOR OU JOGADOR?

Paulo Correia - O futsal é uma paixão desde há muito tempo, adoro o jogo e tudo que o envolve. Se me fosse colocada esta questão à uns anos atrás teria de dizer que preferia jogar, algo que ainda gosto, mas com o "pesar" das pernas, as várias lesões no joelho e com o avanço da idade, o treinador tem ganho bastante espaço ao jogador.

Atómicos - COMO ESTÁ A CORRER A ÉPOCA DESPORTIVA ATÉ AO MOMENTO?

Paulo Correia - Como técnico do escalão dos iniciados tenho de estar contente com o trabalho realizado, somos a melhor defesa do campeonato e estamos nos lugares cimeiros da tabela classificativa. Os meus "miúdos" são a alegria do clube, apresentam um futsal bastante evoluído para a faixa etária e para a qualidade das equipas da AF Aveiro.

Em relação ao escalão dos juniores, após a saída do anterior técnico a direcção acreditou que o trabalho realizado até ao momento no escalão dos iniciados tem qualidade e seria uma mais valia para o escalão dos juniores, passando assim a equipa técnica que inicialmente começou nos iniciados a acumular também a equipa dos sub-18. Com alguma dificuldade vou tentando incutir algumas noções tácticas de futsal, mas acredito que até ao final da época iremos melhorar e subir alguns lugares na classificação.

Como atleta, tenho entrado aos poucos na equipa, já que estive bastante tempo lesionado, uma constante na minha carreira, mas penso que vou ganhar o meu espaço e manter a minha importância no plantel. Poderíamos estar mais acima na tabela classificativa, mas os nossos objectivos de manutenção parecem-me intactos.

Atómicos - O QUE ESPERAS PARA O RESTO DA ÉPOCA DESPORTIVA?

Paulo Correia - Em relação aos escalões de formação espero que os meus atletas continuem a evoluir e a trabalhar com afinco para podermos dignificar sempre o nome dos Atómicos e sermos uma equipa de renome no distrito de Aveiro. Em relação a resultados desportivos e estando a falar de escalões de formação, estes devem estar sempre em segundo plano, mas tenho a convicção que o escalão de iniciados tem condições para terminar nos primeiros lugares do campeonato, se mantiverem a humildade e capacidade de trabalho.

Em relação aos seniores, penso que temos um plantel com muita qualidade e que podemos e devemos acabar na metade superior da tabela classificativa.

Atómicos - QUE PROJECTOS TENS PARA O FUTURO?

Paulo Correia - Como professor que sou, o futuro é incerto, hoje estou aqui amanhã quem sabe em que canto do país posso estar! Se tiver a felicidade de me manter por terras da bairrada, gostaria de continuar o meu trabalho com o escalão de iniciados e acompanhar a passagem para o escalão de juvenis. Acredito nestes atletas e penso que mantendo a humildade e capacidade de trabalho poderemos ter uma das melhores equipas do distrito. A médio-longo prazo espero seguir a minha carreira como treinador de futsal, em escalões seniores, quem sabe se um dia não treino os seniores dos atómicos!

Atómicos - O QUE É SER ATÓMICO?

Paulo Correia - Ser atómico é pertencer a uma família, em que os valores da amizade e respeito são o mais importante. Nem toda a gente tem perfil para pertencer a este grupo de amigos, porque não basta querer ser atómico, é preciso senti-lo.

Sem comentários: