segunda-feira, 29 de abril de 2013

E A LUTA CONTINUA...

 
ATOMICOS 2 - 3 AZAGÃES
(ÓSCAR, AUTO-GOLO)
Jogadores: Beto(GR), Nuno(GR), Miguel Ribolhos, Reis, Clayton, Paulito, Óscar, Fininho, Geraldo, Alex Branco, Costa e Davide(cap)
 
 
Para a 26ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de futsal, os Atómicos foram anfitriões.
 
Num jogo onde se espreitava a liderança os Atómicos entraram decididos e cedo marcaram, após canto Atómico, Paulito descobre Óscar no segundo poste que faz o primeiro da tarde, logo de seguida Miguel remata com estrondo à trave. Os Atómicos estavam por cima das operações muito embora as 5 faltas apitadas pela dupla de arbitragem com mais ou menos 10 minutos jogados. Os visitantes respondem com um bom remate para defesa segura de Beto, os Atómicos não desarmavam e o assédio baliza adversária era constante, no entanto, também de canto e em remate enrolado a bola desviaria em Fininho sem hipóteses para Beto. O ascendente Atómico manter-se-ia mas, talvez condicionados pelas 5 faltas, acabariam sem ter um final de parte tão acutilante como tem sido normal.
 
Ao intervalo 1-1
 
Para a segunda parte era imperativo regressar à vantagem, um facto mutuo tal como ficou claro desde o primeiro apito, as jogadas de perigo era constantes e de parte a parte houve um empenho tremendo o que resultou num jogo intenso e bastante disputado. Os Atómicos chegariam mais uma vez á vantagem, Davide assiste Miguel na ala que assiste Oscar ao segundo poste, mas a bola desvia num adversário e para no fundo das redes, era o auto-golo e o 2-1 para os Atómicos. Em resposta os visitantes continuavam empenhados em bisar as redes Atómicas, Nuno ia evitando o empate com um algumas defesas de qualidade, do outro lado o guardião contrário desfeiteava remates de Paulito, Costa e Reis.
 
Mais uma vez condicionados com 5 faltas apontadas ao lado Atómico com perto de 10minutos para jogar, os Atómicos deixavam jogar mais do que habitual, o pormenor bem aproveitado por lado visitante experiente e com jogadores fortes no 1 para 1 e também eles determinados desde o 1º minuto de jogo, Paulito isolado por Davide não marca, no reverso da medalha golo visitante 2-2. O jogo entravam numa dinâmica vibrante e intensa, tanto no campo como nas bancadas, a 5 falta marcava o seu peso, corte de Miguel com o pé alto e é assinalada falta, dos 10m é Nuno que brilha entre os postes. O facto no entanto tornar-se-ia complicado de contornar para os Atómicos, habituados a discutir os jogos de forma intensa e com uma pressão alta, viu-se empurrada por o contexto dividido entre a qualidade do adversário e o limite de faltas. Os visitantes chegariam mesmo à vantagem virando o resultado para 2-3.
 
Os Atómicos reagiram de imediato e apostaram no 5 elemento, num ápice após a vantagem, a equipa de arbitragem assinalou 4 faltas á equipa forasteira que até então tinha apenas uma. Costa teria oportunidade de ouro, servido por Reis, mas erra o alvo, pouco depois após recuperação Reis ataca pela ala e é tocado pelas costas, a queda é sancionada com cartão amarelo para Reis, o segundo. na sequência Paulito vê também a cartolina vermelha por protestos. Até final reduzido a 3 elementos nada mais houve a registar.
 
Um jogo intensamente disputado com duas partes de bom futsal com um incontornável numero de faltas assinaladas ao lado Atómico que moldou a história do encontro e limitou as suas pretensões. Do outro lado um adversário com qualidade e uma atitude muito competitiva que disputou o jogo do principio ao fim.
 
Um agradecimento especial a todos os adeptos que se fizeram ouvir por todo o jogo no apoio aos Atómicos.
 
FORÇA ATÓMICOS!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ao ler esta crónica não posso deixar de assinalar o enorme desportivismo, FairPlay e capacidade de relativizar os acontecimentos do encontro..!Era de esperar uma crónica bastante mais agressiva, que no fundo não seria mais do que relatar os factos, contudo sei que essa não é a conduta atómica.
Mas como adepto e amante desta fantástica modalidade não posso deixar de dar a minha opinião relativamente ao encontro que assisti!Ficou provado o enorme poder que algumas equipas do Norte tem actualmente na condução dos resultados....os Atómicos foram sem qualquer margem para duvidas condicionados/manientados em todos os aspectos, desde elementos do banco expulsos, elementos dentro de campo que mal o jogo começava já eram advertidos com cartão amarelo ao contrario dos seus adversários nas mesmas circunstancias, já para não mencionar que estranhamente aos 10 minutos de cada parte os Atómicos já tinham 5 faltas e o seu adversário apenas uma ou duas! Para ainda ajudar "à festa" quando os atómicos tentavam com afinco empatar e a segundos do final do jogo o senhor do apito decide expulsar um jogador por suposta simulação, quando minutos antes havia parado o encontro para que um jogador da equipa contraria pudesse ser assistido, sem que tivesse assinalado falta, o jogador disputou o lance e ficou caído no chão, ora aqui da bancada foi possível verificar a dualidade de critérios para com cada equipa..repito faltavam cerca de 6 ou 7 segundos e este agente do apito decide expulsar dois jogadores atómicos...ou seja resultado feito e equipa desfeita para as próximas jornadas. Só fazem isto porque sabem e são conhecedores da conduta atómica, pois acredito que se isto se passa-se em outros pavilhões, nomeadamente na zona norte...certamente a saída do pavilhão não seria fácil para este grupo de árbitros. É de lamentar que um jogo de extrema importância para a definição do campeonato não tenha tido árbitros à altura, a bem das verdades é até de estranhar a nomeação destes senhores para este jogo... Como aveirense(Sul), é com bons olhos que vejo o Beira.Mar regressar a 1a distrital, pode ser que assim a balança fique mais equilibrada, pois este ano já se percebeu que está bastante desequilibrada.
Uma palavra de apreço para ambas as equipas, proporcionaram um bom espectáculo foram dignos dos lugares que ocupam na tabela. Os jogadores atómicos revelaram-se bastante calmos e frios, acredito que em parte já esperavam estas condicionantes...!!No entanto fica a ideia de que por mais que quisessem este jogo só poderia ter um vencedor..
Para finalizar, e como vi pelo menos duas câmaras de filmar no pavilhão, sugiro aos Atomicos que disponibilizem o jogo ou momentos do jogo para que todos possam perceber o que realmente aconteceu. Obviamente de nada irá servir no que diz respeito ao resultado, mas por outro lado servirá como alerta e como forma de esclarecer quem tenha duvidas neste resultado e nos argumentos tocados ao de leve na crónica.
Fica a sugestão...