domingo, 27 de maio de 2012

JUNIORES TERMINAM EM 4º LUGAR


DINAMO SANJOANENSE 10 - 7 ATÓMICOS
(ZÉ.4, GUILHERME MAIA.2, DANIEL BASTOS)
Jogadores: Daniel Fernandes (GR), Zé, Daniel Bastos, Leo, Bouça, Campos, Pataco e Guilherme Maia (cap)
Treinador: Paulo Correia

Após um empate a 7 bolas em casa, os atómicos precisavam de um empate a 8 bolas, ou uma vitória em casa do Dinamo Sanjoanense, para terminar em 3º classificado desta prova extra, algo que acabou por não acontecer, devido a uma tarde muito desconcentrada a nível defensivo dos nossos atletas.

Numa primeira parte em que o primeiro lance de perigo foi protagonizado pela equipa atómica, o Dinamo marcou primeiro, num remate cruzado, com o guarda-redes Daniel a desviar para as pernas de um adversário, que sem se mexer vê a bola a tocar-lhe nas pernas e a entrar para o fundo da baliza atómica. Estava feito o 1º de 17 golos que se iria ver esta tarde. Não tardou muito para o Dinamo voltar a marcar, após uma excelente jogada de entendimento dos da casa, com um atleta do Dinamo a aparecer na cara de Daniel e a fazer o 2-0.

Mas os Atómicos não estavam em campo para ver o Dinamo jogar, e o 2-1, iria aparecer quase de seguida, com o nosso capitão Guilherme Maia a marcar. Empolgados, os nossos bravos atómicos, foram para cima, mas num lance copiado a papel químico do segundo golo, o Dinamo volta a marcar.

3-1 no marcador e Paulo Correia manda subir linhas, procurando roubar bolas mais perto da baliza adversária, mas o desacerto defensivo dos seus pupilos era gritante e o Dinamo volta a marcar. Guilherme Maia é que não estava pelos ajustes e volta a marcar reduzindo para 4-2. Antes do intervalo os da casa ainda iriam marcar mais 2 golos, com dois erros enormes da equipa atómica. Antes do apito para recolher aos balneários, Guilherme Maia, ainda teve a hipótese de reduzir através da transformação de um livre de 10 metros, mas o guarda-redes da casa conseguiu segurar a bola.

Ao intervalo e a perder por 6-2, o treinador atómico, perguntou aos seus pupilos se era esta a imagem que eles queriam deixar neste ultimo jogo, se queriam voltar ao passado, onde estes resultados eram normal para eles e na segunda parte, os atletas atómicos transcenderam-se e voltaram a equilibrar a partida, primeiro por Daniel Bastos, a marcar o melhor golo atómico da época, que após excelente jogada individual de Zé, coloca a bola na zona de Daniel Bastos, que já em queda e de calcanhar marca o terceiro golo atómico da tarde, num grande golo.

Infelizmente o Dinamo volta a marcar quase de seguida, mas nem o 7-3 no resultado metia medo aos nossos pupilos que num ápice voltam a equilibrar o jogo, com dois excelentes golos de , que aparecia finalmente no jogo e logo para marcar dois grandes golos. O dinamo já tinha dificuldades em sair da sua área e se não fosse a sorte a ser madastra para a equipa atómica e Zé podia mesmo ter feito o 7-6, mas a bola bateu caprichosamente no poste, para desespero do banco atómico.

O Dinamo conseguia em lançamentos longos causar perigo e ganhar alguns cantos, e foi num lance desses, que o Dinamo marca o 8-5 com dois defesas atómicos a ficarem na indecisão sobre quem devia sair à bola, e que não esteve à espera para ver, foi um atleta do Dinamo que vindo de trás, aplica um remate fortíssimo, sem hipóteses para Daniel Fernandes.

Na resposta faz o hat-trick, em mais uma excelente jogada individual, reduzindo para 8-6 e ainda com 5 minutos para jogar, os atómicos acreditavam que era possível e rouba a bola ao ultimo adversário, tira o guarda-redes do caminho e faz o 8-7, fazendo poker na partida e dando alento à equipa atómica.

Com um golo para empatar o jogo, os atómicos, já cansados lançam-se à procura do golo que mereciam e para o qual tinham trabalhado, mas após falharem uma situação de 3 contra 2 e sem força para recuperar defensivamente, o Dinamo consegue marcar o 9-7, deitando abaixo as poucas forças que os nossos jovens atletas ainda tinham.

Com poucos minutos para jogar, o técnico Paulo Correia pediu mais dois minutos de sofrimento, mas as pernas já não respondiam e foi com alguma sorte à mistura que o Dinamo fecha o score em 10-7.

Foram enormes os nossos atletas na segunda parte, que apesar de terem saido derrotados neste encontro, demonstraram grande qualidade e que noutras circunstâncias, teriam acabado muito mais acima na tabela classificativa do campeonato distrital, tal como provou esta prova extra, onde terminam num honroso em 4º lugar.

FORÇA ATÓMICOS!

2 comentários:

Anónimo disse...

Empate a 8 bolas? Isto não é a Liga Europa.... Os golos fora não contam amigos!

Paulo Correia disse...

Provavelmente teria de se disputar um prolongamento, mas a realidade é que a equipa de arbitragem não sabia o resultado da 1ª mão, logo se o jogo termina-se empatado, era assim que ficaria.

O mais importante é a qualidade que esta equipa atómica apresentou durante toda a prova extra e neste apuramento de 3º e 4º lugar.

Não fomos inferiores ao Dinamo Sanjoanense, e apesar de serem justos vencedores, tiveram que suar a camisola para nos poder ultrapassar.

Fica também o grande espetáculo proporcionado por ambas as equipas nos dois encontros, como os golos (31!) a serem uma grande promoção para a modalidade.

FORÇA ATÓMICOS!

Treinador do escalão de juniores dos Atómicos