quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ENTREVISTA ATÓMICA



António José Gomes Oliveira (Tó-Zé Maia) empresário de seguros de 50 anos, está à 14 anos nos Atómicos assumindo o cargo de vice-presidente.




"...a dinâmica, rigor e amizade, acrescida da optimização de meios é o nosso segredo."






Atómicos - COMO SE TORNOU MEMBRO DA FAMÍLIA ATÓMICA?

Tozé Maia - Depois de um convite para o pic-nic anual, fui-me inteirando da realidade da Associação, da idoneidade e empenho das pessoas que a compunham e fui-me integrando dando apoio técnico á formação e mais tarde aos seniores, vindo depois a integrar os corpos directivos ininterruptamente até aos dias de hoje.



Atómicos - COMO VÊS O PRESENTE MOMENTO ATÓMICO?

Tozé Maia - Apesar da secção desportiva ter sido a génese da associação, esta não se confina exclusivamente aquela actividade nuclear. Ao longo da sua história o futsal (futebol de salão) foi a força aglutinadora de um conjunto de pessoas do Repolão, que sonharam que seria possível criar infra-estruturas para serem um clube de referência, iniciando a construção da base do que hoje é a nossa sede, com base em referências "bairristas" e de camaradagem sui-generes naquela época, e que lhes permitiu ter um rotundo sucesso desportivo, tendo em conta a dimensão que a modalidade na altura representava, sendo ainda hoje por todos reconhecidos como uma referencia da modalidade no distrito.

Com a permanência de muitos elementos na direcção e a entrada de novos elementos foi possível a incursão noutras modalidades como o voleibol de formação, o basquetebol sénior e de formação e o karaté, as ultimas das quais mantemos em actividade com grande dinâmica e forte integração social.

Mantendo sempre a filosofia inicial, que sempre tentamos adaptar aos novos tempos e realidades, foi possível crescermos consolidadamente a todos os níveis. Conseguimos realizar as obras que tardavam na sede, que dignifica todo um "Espaço Atómico" aberto e disponível a toda a população, criámos uma organização interna de qualidade, ao nível de associações doutra dimensão, consolidámos as actividades desportivas com grande ênfase na formação de jovens da nossa cidade e zonas limítrofes, graças à integração de seccionistas e colaboradores que acreditam que a dinâmica, rigor e amizade, acrescida da optimização de meios é o nosso segredo.



Atómicos - QUE PROJECTOS PODEMOS ESPERAR PARA O FUTURO?

Tozé Maia - Tendo em conta as crescentes dificuldades sócio-económicas vividas nos últimos anos, podemos dizer que a Direcção, principalmente nos últimos anos tem feito "milagres".

Na realidade tendo em conta a conjuntura económica e social de degradação progressiva, apenas um trabalho herculeano permite realizar os nossos ambiciosos planos de actividades que são públicos.

Reconhecemos a falta de estruturas físicas para tanta actividade desportiva, o pavilhão municipal, que gentilmente a Câmara Municipal nos disponibiliza parcialmente é insuficiente, os nossos directores e seccionistas têm um trabalho e despesas enormes fase á inexistência de transportes para as deslocações de atletas em provas e competição.

São estes os meus "projectos" que neste momento se transformam em "sonhos", que a nossa ambição consciente não apagará.

Quando todos os dias empresas e pessoas ficam insolventes, colectividades desistem pondo fim ás suas actividades e outros inventam formas de lutar pela sobrevivência, muitas vezes utilizando o incumprimento total. Nos Atómicos o rigor, base da sua política permite que consolidando o presente e com a optimização meios e recursos possamos enfrentar o futuro com enorme optimismo.

Trabalhamos diariamente para transmitir os nossos princípios e valores, e contagiar entidades autárquicas e nacionais, empresas, associados, amigos e pessoas para aderirem à nossa causa que gratificantemente é reconhecida.

Caminhando nesta verticalidade e com os apoios e contributos possíveis de todos, o futuro Atómico será uma realidade.



Atómicos - O QUE É SER ATÓMICO?

Tozé Maia - A definição não é fácil, nem atribuível a "pessoas normais". A formula é complexa e exige essencialmente muita determinação e disponibilidade, que neste mundo global da comunicação e informação, que nos são constantemente impingidos, implica altas dosagens de "loucura".


Atómico é aquele que se quer inserir numa estrutura dinâmica e aglutinadora, e cuja principal preocupação é o colectivo (Associação). Por isso têm de ser alguém confiante, determinado mas simultâneamente possuir níveis de partilha e humildade elevados, com a positividade e alegria de um "átomo" que independentemente da sua função ou actividade que pratica, sente um singular bem estar, pertencendo e potenciando um núcleo.


Estes são os princípios do instituído "Prémio Atómico", com o qual anualmente reconhecemos aqueles que souberam integrar-se naquilo a que denominamos "ESPÍRITO ATÓMICO".

Sem comentários: